segunda-feira, 19 de julho de 2010

Chás!

Oi floreees!como anda a tarde de segunda???hum...por aki o tempo ta fexado,chovendo...clima bom pra ficar agarradinho com o bofe,tomar um chazinho,humm....Pois bem,ja ta com algum tempinho q eu tava afim de postar sobre esse assunto,e ontem assistindo o Programa da Eliana decidi postar logo!
Eu adoro um chazinho,desde pequena tomava(de preferencia com torrada) e adorava!!!To ate planejando fazer uma horta na minha casa com os meus preferidos(capim e limão,erva doce,camomila e hortelã),eu naum sou muito de fikar tomando remedio pra dor ou pra qualker outra coisa q eu possa sentir,ai eu recorro a um desses e o alivio é imediato!Adoro!!
Então eu resolvi pesquisar pra saber um pouko mais sobre os que eu mais gosto...




Capim e Limão










É  utilizado  diaforético, antifebrífugo, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.
Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura.
O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris. Para baixar a febre: Faça uma infusão com 1 xíc.de chá de água e 1 xíc. de chá de folha ou rizoma fresco, ou metade se forem secos. Coe e tome quente.
Para reumatismo e dores musculares: Esmague num pilão um pouco de rizoma com 1 col (sopa) de óleo de côco. Coe e empregue em massagens, nos locais doloridos.
Contra ansiedade: Faça uma infusão com 5 gs de folha ou rizoma para cada xícara de chá de água. Coe em seguida. Tome de duas a três xícaras por dia.


  • Uso caseiro: Pode ser usado em banhos aromáticos (preparar sempre o chá forte e nunca colocar a erva direto no banho), e como sachê para perfumar tecidos e afastar traças e outros insetos.
  • Uso culinário: Batido com água, o capim limão faz um refresco para tirar desânimo dos dias de calor. Usado como aromatizante de bebidas alcoolicas

Aromaterapia: : Tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate stress e ansiedade.



Erva cidreira/erva doce




















erva doce é uma planta muito conhecida e utilizada devido as suas múltiplas possibilidades de aplicação. Ela pode ser usada na área da saúde, beleza e culinária, suas principais utilidades são vistas em:
- Ajuda no emagrecimento associada a uma dieta saudável;
- Usada em travesseiros aromatizados devido seu aroma agradável estimulando o relaxamento de todo o corpo;
- Na culinária a erva doce é muito utilizada em receitas de bolos, pães, saladas, sucos, drinques, entre outros;
- É muito usada para tratamentos de pele;

Por meio da ingestão do chá:
- Usada contra cólicas de bebês;
- Melhora de tosses e bronquite por apresentar papel expectorante;
- Melhora problemas digestivos e gases;
- Durante a amamentação o chá de erva doce associado ao consumo de água é um excelente estimulante à produção de 
leite;
- Previne a retenção de líquido comum de acontecer principalmente no verão;
- No período de finalizar a amamentação materna noturna, o ideal é trocar a mamada pelo chá de erva doce, com isso o bebê vai deixar de acordar de madrugada para mamar;

O ideal e a melhor maneira para se consumir a erva doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de consumir chá de erva doce junto a hábitos alimentares adequados o ajudarão a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além, de suas propriedade na melhora do relaxamento do corpo. Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.



Camomila



É uma planta muito conhecida e utilizada, tanto aqui no Brasil como em outros países, sendo considerada uma planta medicinal, atuando de diversas formas no organismo e possuindo grande importância para a saúde e estética.
A flor da camomila possui um perfume bem agradável e ela apresenta semelhança às flores da margarida. O que muitos não sabem é da necessidade de que sua colheita seja antes que estejam completamente desenvolvidas para que seus benefícios se tornem mais eficazes.
A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.
chá de camomila possui grande importância terapêutica, sendo recomendado em casos de:
- Problemas digestivos e intestinais;
- Alívio em 
dores de estômago;
- Considerada um ótimo remédio natural em casos de 
inflamação na gengiva, dor de dente, dor de garganta, gripe e febre;
- Também muito utilizada na área da estética no tratamento de pele e cabelos;

Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente. Uma boa dica sobre o chá de camomila é destinada às mamães em caso de cólicas em bebês, nascimento dos dentinhos e calmante natural para as crianças.
É preciso lembrar que todas essas dicas e orientações requerem o acompanhamento de um profissional especializado para o tratamento de qualquer problema ou patologia.


Hortelã





Historia Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela aparece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidadosPartes usadas.
Propiedades:
- analgésica.
- anti-bacteriana
- expectorante
- sedativa
Especies de Hortelã:
Hortelã pimenta - Mentha piperita (planeta Lua/Vênus) Hortelã verde - Mentha spicata (planeta Lua) Poejo- Mentha pulegium(planeta Lua/Vênus) Hortelã Crespa - Mentha crispa Hortelã doce-Mentha arvensis Hortelã Romana-Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas,planeta regente Júpiter) Gatária - Nepeta gataria L. Hortelã do Brasil(hortelà vulgar, hortelà do norte, levante) Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega
Funções terapeuticas :
- pode ser usada como infusão, para gripes ou resfriados
- o gargarejo com chá de hortelã alivia dores de garganta
- para picadas de insetos em crianças, coloque rapidamente em cima do local, folhas amassadas.
- Gases intestinais
- náuseas
Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã, é também um bom chá para gripes e resfriados, favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.


eu naum sei vcs, mas eu ADOREI saber mais sobre essas gostosuras q so nos fazem bem!
eh importante lembrar que qndo consumido em excesso faz mal a saúde!FIKAADIKA!!

bjim amores e boa semana pra todas!!!
Bia Gomes*

11 comentários:

  1. O meu chá preferido é o de camomila,alémde gostar,eu preciso mto dele:
    - Problemas digestivos e intestinais;
    - Alívio em dores de estômago;

    Resoolve muuito comigo!

    beeijos:*

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei seu blog e gostaria de te convidar a vir conhecer o meu e se gostar virar minha seguidora. Sempre tem matérias interessantes, resenhas de produtos e sorteios. Aguardo sua visitinha e sempre retribuo comentários! Bjosss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. otimo post!
    feliz dia do amigo pra vc!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. OI Bia,
    Adorei as dicas. Adoro chás. O que vc chama de capim limão, acho que é o que chamamos de erva cidreira, uma delícia.
    Bjkas e uma boa noite para vc.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo gostar de chá! Experimentei e nada!
    E sobre os esmaltes dos post anteriores, lindoooosss!
    Beijos.

    mundofashiondatati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabens pela dica! Sou viciadissima em chás, adoro para depois das refeições (ajuda na digestão), para ajudar a dormir, e de manhã nesse friozinho para acordar! ENfim, chá é otimo e faz bem! Tb bebo desde pequena, na casa da praia minha vó tinha plantação de vários tipos, inclusive capim limão, erva doce e hotelã (camomila não tinha), era viciada em erva doce com hortelã!!!! vê se coloca mais coisas.. parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia!!!
    obrigada pela visita!!
    Afffff... eu odeio chás!!! Muito mesmo! :S

    Vou lhe add no msn!!

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia! Não gosto nem um pouco de chá... Mas adorei o blog (Já tem newsletter?!). Sou maranhense, de Araióses, aqui pertinho de Parnaíba(Pi). Adoro seguir blogs de maranhenses... Desejo sucesso a você e esse blog fofo...
    Um cheiro pink pra vc!...

    Andrea Garcia Barros
    andreagarciafla@hotmail.com
    Seg.: *** Andrea Garcia ***
    Araióses – MA

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita, florrrr!
    Seja bem vinda!
    Beijossss!

    mundofashiondatati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei seu BLOG, muito bacana mesmo !!! Tb estou com um Blog bem legal , passa lá pra dar uma olhadinha !! Já estou te seguindo aqui !!! Vamos trocar idéias , bjss PRI

    www.pittymendoncasantos.blogspot.com

    ResponderExcluir

oiiii flor!obrigada por comentaar!!
bjim

Friends